Poesias

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Cajamar

Cajamar teve origem no desmembramento do Distrito de Santana de Parnaíba, com a denominação de Água Fria. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto Lei nº 14.344, passou a se chamar Cajamar. Sua elevação a Município deu-se pela Lei nº 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1960.
O município tem como Padroeiro São Sebastião, celebrado todo dia 20 de janeiro; e em 18 de fevereiro é comemorado o aniversário da cidade. O nome Cajamar tem origem indígena: "cai-amar" que quer dizer "Fruto colorido e manchado", inspirado no fruto de araçazeiro, árvore abundante no município.
Seu território de 135 km², limita-se com os municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Caieiras, São Paulo, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O município tem fácil acesso pela via Anhanguera e pela Rodovia Bandeirantes. Com a implantação do Rodoanel, está conectado às principais vias do Estado.
Os habitantes estão distribuídos entre os Distritos de Jordanésia e Polvilho, nos centros e zonas rurais. Localizada a uma distância de 30 quilômetros da capital - marco 0, praça da Sé -, Cajamar possui inúmeras indústrias em seu território. A população, em sua maior parte, dedica-se às atividades industriais, sua principal fonte de renda.

Texto extraído da internet. 
Luciana Celestino dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário