A implantação do Jardim América representou, para a Cidade de São Paulo, a adoção do conceito de Cidade-Jardim, como modelo máximo de qualidade de vida.
As Cidades-Jardim, "garden cities", surgiram na Inglaterra como resultado dos estudos desenvolvidos pelo filósofo e escritor Ebenezer Howard, no sentido de encontrar novos paradigmas urbanos e sócio-econômicos, para a Europa do início da era Vitoriana. jamerica.htmjamerica.htm
A Companhia City, fundada em 1912 com o nome de "City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited", contratou os urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin, para o projeto do Bairro de Jardim América.
Antes disso, a City havia adquirido duas áreas de aproximadamente 960.000 m2, localizadas na antiga Chácara Bela Veneza, e na Freguesia da Consolação.
Eram áreas inóspitas e inundadas em boa parte do ano...
Este foi o primeiro desafio que os urbanistas britânicos enfrentaram: transformar várzeas, em um bairro nobre.
O projeto original do Jardim América, previa uma grande praça central, com quatro ruas em diagonais, uma avenida principal de acesso aos lotes, e 11 jardins internos, que integrariam os terrenos, com suas futuras construções, através de jardins de uso comum.
A idéia, entretanto, encontrou dificuldades de aceitação.
Foram necessárias adaptações, fazendo com que alguns jardins passassem a ter um uso semi-publico, com acessos através de vielas.
Em 1913, iniciaram-se as obras.
Sua execução durou mais de 20 anos, com a conclusão somente em 1929.
Protegido pelas restrições de uso do solo, criadas pela Cia. City, foram estabelecidas regras que regulamentavam o gabarito, os afastamentos laterais, e recuos de fundo e de frente, o que na época consistia em procedimentos inovadores.
Assim, houve longas negociações entre a empresa loteadora e a Prefeitura do Município, pleiteando melhorias como iluminação pública, e serviços de transporte coletivo.
A Companhia City também doou os terrenos onde se instalou o Clube Paulistano, e a Sociedade Harmonia de Tênis, com o objetivo de estimular a prática de esportes.
Além disso, foi cedido terreno para a construção da Igreja Nossa Senhora do Brasil.
Hoje, o Jardim América é um dos Bairros residenciais mais nobres, da Cidade de São Paulo.
A presença de clubes tradicionais, caracteriza o perfil do Bairro.
Na vizinhança do Bairro, os Shoppings Iguatemi e Paulista, além do comércio sofisticado situado nas imediações, proporcionam a seus moradores, grandes facilidades comerciais.
O traçado diferenciado das ruas do Bairro e a grande arborização, levaram o Jardim América ao tombamento pelo Condephaat.
Essa medida pretende evitar sua descaracterização, preservando-o como referência de qualidade de vida urbana no Brasil.
Texto extraído da internet.
Luciana Celestino dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário