Poesias

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Santo Amaro - Um Bairro - Cidade

O território da cidade de São Paulo, desde a época colonial até a metade do século XIX, era abrigo de várias aldeias indígenas. 
Um caso bem característico, é o Bairro de Santo Amaro, originalmente agrupado ao aldeamento denominado Ibirapuera, onde se concentrava a tribo dos índios Guaianazes. 
Somente em 1832, Santo Amaro ganhou a posição de Vila. 
No final do século XVIII, o Bairro veio a se tornar um importante fornecedor de gêneros alimentícios, para toda a cidade de S.Paulo.
Os mapas antigos da cidade, do século XIX, sempre fazem referência ao caminho para Santo Amaro, ligando o Bairro ao triângulo central. 
Mas o progresso só se iniciou, com a inauguração da primeira linha de bonde elétrico, com grande festa no Largo 13 de Maio, que fez a ligação do Bairro com o Centro d e São Paulo, até então muito distante e de difícil acesso. samaro.htmsamaro.htm
O Bairro de Santo Amaro, tem na colônia alemã seu principal elemento cultural. 
Os alemães são a colônia mais antiga e numerosa da região, e sempre atuaram nas atividades de indústria e comercio da região.
Também na região de Santo Amaro, o Autódromo de Interlagos foi construído em terras pertencentes à Sociedade Auto-Estrada, mediante acordo com o poder público. 
Seu projeto data de 1931, mas suas obras só foram iniciadas em 1939. 
Sua inauguração deu-se em 1940. 
A abertura das Avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luiz, na década de 1970, consolidaram a integração do Bairro, ao resto da cidade.
Na atualidade, o Distrito de Santo Amaro, maior em extensão territorial, tem se destacado pela grande densidade, dividida entre áreas de concentração comercial, como o Largo 13 de Maio, e outras de concentração residencial, como Campo Belo, Chácara Santo Antônio, Granja Julieta, Alto da Boa Vista, entre outros.
Para atender ao fluxo da população trabalhadora, a administração do Município de São Paulo criou um grande Terminal Rodoviário de transporte urbano em Santo Amaro, de onde saem linhas de ônibus, para praticamente todos os bairros da cidade.
  
Texto Original: Valentim de Souza, 2001.
Fonte: Acervo Júlio Abe.
Revisão: Fabio de Paula, novembro de 2002.

Texto extraído da internet.
Luciana Celestino dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário