Poesias

domingo, 23 de agosto de 2020

Itaquaquecetuba

População: 300.000 habitantes 
Área: 83 Km2 
Coordenadas Geográficas: Longitude: 46º 22’ Latitude: 23º 30’ Altitude: 471 m. 
Distância da Capital: 33 km 
Clima: Temperado 
Topografia do Município: Acidentada 
Atrações Turísticas: Parque Ecológico Municipal e Igreja Nossa Senhora D’Ajuda Itaquaquecetuba (Do tupi, takûa(ra)-kysé-tyba). 
O município de Itaquaquecetuba remonta a uma das 12 aldeias, fundadas pelo padre jesuíta, José de Anchieta, em sua longa permanência no Brasil. 
Seu ano de criação é 1560, e foi estabelecida na beira do rio Tietê para catequizar os guaianases. 
Nas décadas de 10 e 20 do século XVII, entretanto, a aldeia ficou quase deserta já que, por ordem de Fernão Dias Paes, desejoso de ter um maior controle dos índios catequisados, a maior parte de sua população foi transferida para aldeia de São Miguel, mais próxima a São Paulo e onde havia sido erguida uma nova capela. 
A população recomeçaria a crescer apenas em 1624, quando o padre João Álvares, construtor da capela da Conceição de Guarulhos e também da de São Miguel, decidiu levantar em sua propriedade, localizada bem ao lado da aldeia de Itaquaquecetuba, um oratório em louvor a Nossa Senhora d´Ajuda, que em seguida tornar-se-ia capela. 
Este foi o marco inicial da povoação, que logo viria a se fixar em seu redor, com o nome, justamente, de Nossa Senhora da Conceição de Itaquaquecetuba, recuperando, assim, o topônimo do antigo aldeamento. 
A denominação reduzida para Itaquaquecetuba nasceu, somente, no século XX, com a elevação do lugarejo à categoria de município, quando se separou de Mogi das Cruzes. 
A rigor, o topônimo significa ajuntamento ou reunião de taquaras-faca (uma espécie de taboca ou taquara com cujos ramos, cortantes, se faziam facas), e é formado pela composição de takûara (taquara, taboca), kysé (faca) e tyba (ajuntamento, reunião, abundância) e se refere a um imenso taquaral que existia na aldeia, no tempo de sua fundação, margeando os rios Tietê e Tipóia. 
O i parece que é uma prefixação arbitrária, isto é, não vem do tupi, e talvez tenha sido motivado pela grande quantidade de topônimos formados pela palavra pedra em tupi, que é itá (ver ITATIBA, entre outros). 
Adjetivo pátrio – Itaquaquecetubense. 
Data de emancipação – 30/12/1953.

Texto extraído de matérias da internet.
Luciana Celestino dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário