Poesias

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Tatuapé e sua Grande Concentração Urbana

A região do Tatuapé, integrava a sesmaria pertencente a João Ramalho, e era habitada pelos índios Piqueris, da tribo dos Guaianazes. 
Em 1567, essas terras foram cedidas a Brás Cubas que, chegando de Portugal, iniciou a busca por ouro nas proximidades do Rio Tietê, onde havia um Ribeirão de nome Tatuapé.
A chegada dos imigrantes espanhóis, italianos e portugueses, marca o desenvolvimento econômico do Bairro, com o início de atividades de comércio e indústria. 
Além disso, os imigrantes traziam experiência no cultivo de legumes, verduras e frutas. 
Havia ainda, aqueles que se dedicaram ao plantio de flores, e à criação de animais domésticos, possibilitando a produção de leite e de ovos. 
A importância do fluxo migratório se fez sentir, particularmente, na época que precederia o parcelamento das chácaras e sítios, surgindo os primeiros loteamentos residenciais. tatuape.htmtatuape.htm
O inicio do processo de industrialização na capital de São Paulo, foi alavancado pelo surgimento das ferrovias, tendo a São Paulo Railway, instalado sua linhas, ao longo das terras alagadas do Rio Tietê. 
Os terrenos de baixo valor, foram o atrativo para a ocupação das novas indústrias, se estendendo do Brás ao Tatuapé. 
Nas primeiras décadas do século XX, se instalaram nessa linha, fábricas importantes como a Fabrica de Tecidos Tatuapé (1928), a Tabacow (1930), a Guilherme Giorgi (1948), e a Philco (1952).
A partir da década de 1930, começam a se formar expressivos núcleos residenciais para atender à concentração de famílias, que chegavam do exterior. 
A partir da década de 1950, regiões nos arrabaldes do Bairro, começam a abrigar núcleos para a população de nordestinos que migrou para São Paulo.
A Estação Tatuapé do Metrô, inaugurada em 1981, inicialmente como término da linha Leste-Oeste, veio atender às necessidades de uma região, com uma das maiores densidades populacionais de São Paulo.
Uma das principais áreas de lazer do Tatuapé, é o Parque do Piqueri, que encerra uma área de 98.000m2, nos quais predomina a presença de vegetação arbórea nativa.
Já o CERET, Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, iniciou suas atividades em 1974, e foi criado com o objetivo de estimular atividades esportivas e proporcionar, aos trabalhadores sindicalizados, opções de lazer a baixo custo. 
Mantido pela Secretaria de Estado de Relações do Trabalho e Promoção Social, o CERET transformou-se em Fundação, em 1979. 
Hoje liberado para uso de todos os moradores do Bairro, é um dos grandes centros de convivência da comunidade.
Outra instituição do Bairro é o "Lar Anália Franco", em homenagem à sua fundadora, mantido pela Associação Feminina Beneficente. 
Sua obra é reconhecida por dar assistência a menores do sexo feminino que, ao engravidar, são rejeitadas por suas famílias. 
O centro ocupa uma área de 170.000 m2, numa das partes mais nobres do Tatuapé, o Jardim Anália Franco, onde se encontram edifícios residenciais de altíssimo padrão.
Há uma instituição no Tatuapé, que tem laços com todo o Brasil... 
Inspirados pela passagem da equipe inglesa de futebol "Corinthians Team" pelo Brasil, estudantes do Tatuapé criaram em 1910, um clube com o mesmo nome. 
Embora atuando em várias modalidades esportivas, o Sport Club Corinthians Paulista, instalado no Parque São Jorge, tornou-se um dos mais importantes times de futebol do país, e representa a maior torcida de S.Paulo. 

Texto extraído da internet.
Luciana Celestino dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário