Uma grande área, com terras de propriedade do sertanista Brás Cubas, deu origem a um dos mais antigos e tradicionais bairros de São Paulo: o Brás.
O nome do Bairro é uma homenagem ao antigo proprietário.
Suas terras se estendiam desde o Convento do Carmo até a Freguesia de Nossa Senhora da Penha, atravessando os locais onde se encontram os Bairros do Pari, Brás, Belém, Belenzinho, e parte do Tatuapé. As avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, constituem o antigo caminho que levava até a Penha.
A imigração européia do século XIX, predominantemente de italianos, consolidou a formação do bairro.
O Brás se firmava como um bairro de indústrias e lojas.
Criou-se uma tradição estrangeira no bairro, que ficou conhecido como o "Bairro dos Italianos".
Após a Segunda Guerra Mundial, migrantes nordestinos também escolheram o Brás como local preferido de moradia, em razão da proximidade do centro da cidade.
No bairro, entretanto, continuou predominando a força da tradição italiana.
O evento da expansão da rede ferroviária, principal meio de transporte de passageiros e mercadorias até o meio do século XX, teve grande importância para o desenvolvimento histórico do Bairro, e a valorização das propriedades lá existentes.
E foi no Bairro do Brás, que se fixaram as instalações da São Paulo Railway, o que gerou muitos empregos.
A estação do Norte, atual Estação Roosevelt, gerou um expressivo crescimento para o comércio regional, por receber um grande fluxo de pessoas de vários pontos do estado e do país.
O Largo da Concórdia, é o grande centro do comércio que se expande até as ruas Oriente, Maria Marcolina e Silva Teles, onde se encontram lojas atacadistas de tecidos.
Já a rua do Gasômetro transformou-se, ao longo do tempo, em centro de empresas madeireiras, e fabricantes de portas e esquadrias.
Uma das características que entravou por muito tempo o crescimento do Bairro, foi a existência de porteiras, localizadas nos cruzamentos em nível das ruas, com a linha férrea.
Grandes congestionamentos aconteciam, enquanto se aguardava a passagem dos comboios.
Somente na década de 60, construíram-se viadutos e passagens de nível, para atender a demanda do tráfego rodoviário.
Outra área de comércio que se destaca na história do Bairro, é a das cantinas italianas.
Ainda hoje se encontram bons e tradicionais restaurantes com farta comida italiana, para a alegria dos gastrônomos.
Texto extraído de artigos da internet.
Luciana Celestino dos Santos
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