O Butantan foi descoberto no final do século XVI, quando jesuítas e bandeirantes, dirigiam-se à região do futuro forte de Emboaçava.
O bairro nasceu em uma área de várzea, e o seu nome inicial era Ybiatá, "taipa de terra socada", na língua Tupi-Guarani. butantan.htmbutantan.htm
Os bandeirantes e tropeiros utilizaram-se dos caminhos feitos pelos índios, em busca de ouro e pedras preciosas, existentes nas Minas Gerais.
Assim, iniciaram a formação das primeiras estradas que ligavam São Paulo, às demais regiões do Brasil.
O Butantã tornava-se o portal de saída da cidade para boa parte dessas viagens.
A implantação do internacionalmente conhecido Instituto Butantã, deveu-se a um surto epidêmico de peste bubônica, iniciado na cidade de Santos.
Eficaz em suas pesquisas sobre venenos de animais peçonhentos, o Instituto tornou-se famoso, especialmente pelo pioneirismo na produção de vacinas.
O IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, é outro órgão conceituado localizado no Bairro.
Ali são feitos laudos técnicos, solicitados pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, além de suporte tecnológico às indústrias de construção civil, química, petroquímica, e outras empresas da iniciativa privada do estado.
O Jóquei Clube de São Paulo, inaugurado em 25 de Janeiro de 1941, tornou-se também uma dos mais importantes associações de fins recreativos da sociedade paulistana, sediado na Cidade Jardim, parte da região do Butantã.
Além dessas instituições, criadas no século XX, o Bairro mantém dois patrimônios históricos do período de sua fundação: a Casa do Bandeirante, localizada na Praça Monteiro Lobato, e a Casa Sertanista, na Praça Dr. Ênio Barbato.
Para a execução de seu terceiro projeto de urbanização na capital paulista, consolidando o Butantã como Bairro Residencial, a Cia. City adquiriu uma grande propriedade da família Vieira de Medeiros, no ano de 1915.
A valorização do Bairro se deu pela presença do Jóquei Clube, e pela proximidade da Cidade Universitária.
O loteamento foi iniciado antes da implantação dessas instituições.
Ainda em 1918, a City Butantan começou a ser construída, com padrões de urbanização característicos do Bairro Jardins, atraindo um público de alto poder aquisitivo.
Desde o início, suas avenidas largas e fartamente arborizadas, mantiveram a preocupação com a qualidade ambiental, nos melhores padrões europeus.
Texto extraído de artigos da internet.
Luciana Celestino dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário