Poesias

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Pirituba e sua Vocação Industrial

No final do século XVIII, o Coronel Anastácio de Freitas Troncoso, formou a Fazenda Anastácio, por aquisições e arremates judiciais de diversas glebas. 
A área da Fazenda, estendeu-se à margem direita da velha estrada de rodagem que ligava São Paulo à Campinas e Jundiaí. 
Em 1856, a Fazenda Anastácio, veio a ser adquirida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e sua mulher, a Sra. Domitília de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos
Em 1917, a Companhia Armour do Brasil comprou as Fazendas Anastácio e Capuava, dos herdeiros da Marquesa de Santos
Ao adquirir o controle acionário da Companhia Armour, a Deltec destinou à Cia City, sua associada, áreas antes destinadas à criação de gado de corte. 
Esta é a origem dos espaços que, nas décadas de 1970 e 1980, vieram a ser transformados nos loteamentos residenciais City América, Recanto Anastácio e Jardim dos Pinheiros, todos com o padrão de infra-estrutura da Cia. City.
A concentração na região de indústrias como a Fiat Lux, o Lanifício Pirituba, as Refinações de Milho Brasil, a Gessy-Lever, os Pianos Fritz Dobbert, a Metalúrgica Mauser, e outras, conferiram ao Bairro de Pirituba, a condição de Bairro predominantemente industrial. 
Com isso Pirituba tornou-se uma região muito populosa, com perfil majoritariamente operário. 
Além disso, o Bairro é cortado pela linha de trens, que liga Santos à Jundiaí, da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos.
Um bom número de empresas de atividade comercial, tem se instalado para atender a essa população. 
O antigo Lanifício Pirituba, parcialmente destruído por um incêndio, foi transformado no Shopping Center Pirituba, em 1985. 
Por conta do progresso e pela vocação industrial de Pirituba, (aliada à sua localização estratégica, próximo às Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera), a Cia. City desenvolveu um projeto voltado para a criação de um pólo industrial planejado, que veio a ser implantado a partir de 1995: o City Empresarial Jaraguá. Distante a apenas 2,5 km. da rotatória do Rodoanel, esse empreendimento é um modelo de urbanismo mundial e abriga importantes empresas, como Novolit, Santa Suzana, Lopes Moço, CESVI e Ueta.

Texto extraído da internet.
Luciana Celestino dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário