Poesias

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

COISAS DO BRASIL PARTE 3 – REGIÃO SUL CAPÍTULO 12

Com isso, passou-se a falar do Rio dos Pássaros. 
Ouvia-se lendas inesquecíveis sobre os sete povos e sobre o próprio município. 
Seu mundo interior povoava-se de figuras e dimensões encantadas. 
Dentre elas, destacava sempre uma em especial: a do nascimento do Rio Uruguai, numa das muitas confrontações havidas entre o diabo vermelho dos índios, - o Anhaguapitã, e São Pedro. 
Certo dia o diabo, cansado de caminhar pelas matas, porque, nesse tempo, tudo isto aqui era só mato a perder de vista, o caaguaçu, o mato grande, de água, não existindo nem as lagoas, nem o jacuí, nem o ibicuí; decidiu tirar uma sesta para refazer a as forças e continuar sua caçada de almas malvadas. 
E tratou de se espichar num tapete de guanxumas alta. 
Caiu bem ao pé de uma figueira carregadinha de frutos maduros. 
Nesses tempos, povoava essas matarias que se estendiam longe, a fazer limites com Santa Catarina e as terras do rei da Espanha, uma raça de passarinhos pequenos e cantadores, chamada uru. 
Naquele dia, depois de saborearem também os figuinhos roxos e suculentos, resolveram dar graças a Deus, cantando o que era uma lindeza de se ouvir. 
Eram milhares de milhares, estendidos desde de a linha, serranias e pinheiras das alturas de Lajes, ao norte, ali por onde hoje se levanta Bom Jesus e Vacaria, até aqui por estas bandas rasas, no extremo sudoeste, por onde se alargam os pampas de Santana Velha e da Barra do Quaraí. 
O diabo, que tem um sono de pedra e ninguém consegue acordar quando está dormindo, naquela tarde não pode deixar de ouvir a orquestra dos passarinhos. 
Sua irritação era tamanha, que resolveu dar um sumiço nesses bajuladores do Velhinho lá de cima... Unindo o gesto a palavra, encheu as bochechas vento, ficando com a cara em brasa, de tanto fazer força. 
Depois que tinha botado dentro da boca a maior quantidade de furacão, soprou com tanta fúria quanto podia, virando para o lado de onde lhe parecia provir o som. 
A passarada tratou de se cambiar, atirando-se espaço a fora, num movimento único. 
Depois pensaram que se o diabo não queria que eles cantassem no fofo dos galhos e ramagens, então cantariam no ar mesmo, fora de seu alcance. 
Lá em riba recomeçaram seu gorjeio, ainda mais bonito, mais alegre do que antes. 
Furioso, o diabo resolveu matar todos de uma vez só. 
Ouviu-se uma explosão, era como um tiro de canhão. 
E um horrível fedor de enxofre se propalou, na terra e no ar, deixando a bicharada tonta de cair.
Com aquele canhonaço que se ouviu por milhares de léguas ao redor, o velhinho São Pedro, que também andava cá na terra, desconfiou que aquilo não podia ser coisa boa. 
Nisso o relampejo do sol, sobre as asas dos milhares de passarinhos que começavam a cair do céu a imitar uma chuva transparente, daquelas do tipo casamento da raposa, e alertou o santo de vez. 
Levantando as mãos para o céu, pediu a benção do Espírito Santo – que também era uma ave, pois sempre aparece disfarçado de pombinha branca – numa tentativa de salvar os bichinhos da sanha malvada que os estava exterminado aos milhares. 
Ergueu a mão direita na direção da passarada que caía, e a medida que o poder mágico de seus dedos ia atingindo os uruzinhos, foi acontecendo um milagre. 
As avezinhas que ainda tinham qualquer sopro de vida no corpo, foram se transformando em gota d'água, e as que já tinham morrido, se despencaram do alto para o chão, mudadas em pequenas pedras redondas e chatas, hoje conhecidas pelo nome de chanteiras, e que lembra pelo formato um passarinho de assas abertas. 
O volume de água foi tanto, a prosseguir pelo chão, por vales, matarias e campos, que o limite seco que separava o Rio Grande, de Santa Catarina, e da Argentina, se tornou num rio enorme. 
Foi assim que nasceu o Rio do Uruguai, o Rio Uru-aa-i, rio dos passarinhos, outros chamam de “rio dos pássaros pintados”.

DICIONÁRIO:

caaguaçu
substantivo masculino
ANGIOSPERMAS
erva ( Eriocaulon sellowianum ) da fam. das eriocauláceas, com roseta basal de folhas lanceoladas e capítulos globosos, com flores esbranquiçadas, sobre longos pedúnculos arqueados, nativa do Brasil (GO, MG, SP, PR) e cultivada como ornamental; caá-açu, caaçu.

Jacuí é uma palavra indígena que define uma ave, o mesmo que aracuã. O nome científico do jacuí é: Ortalis Canicollis Pantanalensis.

"Ibicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra"), ku'i ("pó") e 'y ("água").

Guanxumas
Significado de Guanxumas    
[Botânica] Plural de guanxuma, que é uma planta da família da Malvaceae e do gênero Sidastrum. A guanxuma é usada como chá, que dizem que alivia tosses e febres.

chanteira s. f.
(1) Canteira piçarrosa donde se tiram os chantos ou chantas.
(2) Cada uma das peças de madeira entre as que gira o eixo do carro. Treitoira.
(3) Mouta de centeio, favas, etc.
[de chanto + -eira]

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário