Ouvia-se lendas inesquecíveis sobre os sete povos e sobre o próprio município.
Seu mundo
interior povoava-se de figuras e dimensões encantadas.
Dentre elas, destacava sempre uma em especial: a do nascimento do Rio Uruguai, numa
das muitas confrontações havidas entre o diabo vermelho dos índios, - o Anhaguapitã, e São Pedro.
Certo dia o diabo, cansado de caminhar pelas matas, porque, nesse tempo, tudo isto aqui
era só mato a perder de vista, o caaguaçu, o mato grande, de água, não existindo nem as lagoas,
nem o jacuí, nem o ibicuí; decidiu tirar uma sesta para refazer a as forças e continuar sua caçada
de almas malvadas.
E tratou de se espichar num tapete de guanxumas alta.
Caiu bem ao pé de uma figueira
carregadinha de frutos maduros.
Nesses tempos, povoava essas matarias que se estendiam longe, a fazer limites com Santa
Catarina e as terras do rei da Espanha, uma raça de passarinhos pequenos e cantadores, chamada
uru.
Naquele dia, depois de saborearem também os figuinhos roxos e suculentos, resolveram
dar graças a Deus, cantando o que era uma lindeza de se ouvir.
Eram milhares de milhares,
estendidos desde de a linha, serranias e pinheiras das alturas de Lajes, ao norte, ali por onde hoje
se levanta Bom Jesus e Vacaria, até aqui por estas bandas rasas, no extremo sudoeste, por onde se
alargam os pampas de Santana Velha e da Barra do Quaraí.
O diabo, que tem um sono de pedra e ninguém consegue acordar quando está dormindo,
naquela tarde não pode deixar de ouvir a orquestra dos passarinhos.
Sua irritação era tamanha, que
resolveu dar um sumiço nesses bajuladores do Velhinho lá de cima...
Unindo o gesto a palavra, encheu as bochechas vento, ficando com a cara em brasa, de
tanto fazer força.
Depois que tinha botado dentro da boca a maior quantidade de furacão, soprou
com tanta fúria quanto podia, virando para o lado de onde lhe parecia provir o som.
A passarada tratou de se cambiar, atirando-se espaço a fora, num movimento único.
Depois pensaram que se o diabo não queria que eles cantassem no fofo dos galhos e
ramagens, então cantariam no ar mesmo, fora de seu alcance.
Lá em riba recomeçaram seu gorjeio,
ainda mais bonito, mais alegre do que antes.
Furioso, o diabo resolveu matar todos de uma vez só.
Ouviu-se uma explosão, era como um tiro de canhão.
E um horrível fedor de enxofre se
propalou, na terra e no ar, deixando a bicharada tonta de cair.
Com aquele canhonaço que se ouviu por milhares de léguas ao redor, o velhinho São Pedro,
que também andava cá na terra, desconfiou que aquilo não podia ser coisa boa.
Nisso o relampejo do sol, sobre as asas dos milhares de passarinhos que começavam a cair
do céu a imitar uma chuva transparente, daquelas do tipo casamento da raposa, e alertou o santo de
vez.
Levantando as mãos para o céu, pediu a benção do Espírito Santo – que também era uma
ave, pois sempre aparece disfarçado de pombinha branca – numa tentativa de salvar os bichinhos
da sanha malvada que os estava exterminado aos milhares.
Ergueu a mão direita na direção da passarada que caía, e a medida que o poder mágico de
seus dedos ia atingindo os uruzinhos, foi acontecendo um milagre.
As avezinhas que ainda tinham qualquer sopro de vida no corpo, foram se transformando
em gota d'água, e as que já tinham morrido, se despencaram do alto para o chão, mudadas em
pequenas pedras redondas e chatas, hoje conhecidas pelo nome de chanteiras, e que lembra pelo
formato um passarinho de assas abertas.
O volume de água foi tanto, a prosseguir pelo chão, por vales, matarias e campos, que o
limite seco que separava o Rio Grande, de Santa Catarina, e da Argentina, se tornou num rio enorme.
Foi assim que nasceu o Rio do Uruguai, o Rio Uru-aa-i, rio dos passarinhos, outros chamam
de “rio dos pássaros pintados”.
DICIONÁRIO:
caaguaçu
substantivo masculino
ANGIOSPERMAS
erva ( Eriocaulon sellowianum ) da fam. das eriocauláceas, com roseta basal de folhas lanceoladas e capítulos globosos, com flores esbranquiçadas, sobre longos pedúnculos arqueados, nativa do Brasil (GO, MG, SP, PR) e cultivada como ornamental; caá-açu, caaçu.
Jacuí é uma palavra indígena que define uma ave, o mesmo que aracuã. O nome científico do jacuí é: Ortalis Canicollis Pantanalensis.
"Ibicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra"), ku'i ("pó") e 'y ("água").
Guanxumas
Significado de Guanxumas
[Botânica] Plural de guanxuma, que é uma planta da família da Malvaceae e do gênero Sidastrum. A guanxuma é usada como chá, que dizem que alivia tosses e febres.
chanteira s. f.
(1) Canteira piçarrosa donde se tiram os chantos ou chantas.
(2) Cada uma das peças de madeira entre as que gira o eixo do carro. Treitoira.
(3) Mouta de centeio, favas, etc.
[de chanto + -eira]
Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
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