E assim, depois da aula com a turma do primeiro ano, foi a até outra sala.
Lá ao entrar, cumprimentou a turma, e começou logo a falar sobre a Mesopotâmia.
Iniciou a aula, dizendo que:
"-- Seu significado é, ‘entre rios’.
Foi assim que os gregos chamaram a faixa de terra
localizada entre os Rios Tigre e Eufrates.
Para essa região, convergiram vários povos e nela
se desenvolveram as civilizações dos Sumérios, Acádios, Babilônicos e Assírios.
Quando comentou sobre a diversidade de povos que se desenvolveram na região, os
alunos ficaram um pouco atrapalhados.
Por isso, o professor, ao ver a confusão que os
alunos fizeram, tratou de acalmá-los e lhes avisar que com relação a isso, ele explicaria
minudentemente a importância de cada um dos povos para a região. Portanto, não tinham
com o que se preocuparem.
Assim, a aula prosseguiu.
O professor então, retomou suas explicações.
Alegando que essa convergência étnica foi decorrência de sua situação geográfica,
destacou que a região é cercada de desertos montanhosos, onde são difíceis as condições de
sobrevivência.
Este fato, obrigou os povos vizinhos a migrarem para a região.
Ao norte,
limitaram-se com as montanhas da Armênia do Sul, ao sul com os desertos da Arábia, a leste
com o Planalto Persa e a oeste com os desertos da Síria.
Assim, constituiu-se duas regiões
distintas, a Caldéia e a Assíria.
A Assíria, localizada ao norte e cujo nome deriva do Planalto de Asaur, era uma região
quente e seca, com vegetação.
Na Caldéia, ao sul, à medida que o território se aproxima do
mar, os pântanos e as terras alagadas pelos Rios Tigre e Eufrates, ofereciam melhores
condições para a agricultura.
Como aconteceu no Egito, também na Mesopotâmia a presença dos aludidos rios, foi
essencial para que se desenvolvessem civilizações cuja base econômica era a agricultura.
Nessa região, predominou uma relação de trabalho em que os camponeses estavam
indissoluvelmente ligados a terra, e o Estado era o grande proprietário.
O imperador no
entanto, era considerado um representante de Deus e não o próprio Deus, como acontecia no
Egito."
Com isso, após a explanação sobre a Mesopotâmia, Fábio passou a falar sobre os
Sumérios e os Acádios.
Comentando que a primeira civilização mesopotâmica foi a Sumeriana, desenvolvida
no quarto milênio antes de Cristo, acrescentou que, originários da Ásia Central, os Sumérios
fixaram-se na Baixa Mesopotâmia, localizada ao sul, próximo do Golfo Pérsico.
Esses
habitantes meridionais da região, estabeleceram-se em princípio em aldeias, dedicando-se à
agricultura e a criação de animais.
Com o aperfeiçoamento da atividade agrícola e o
conseqüente surgimento do comércio, por conta dos excedentes da produção agrícola e do
artesanato, as aldeias transformaram-se em cidades independentes.
Cada uma delas então,
tornou-se um Estado, como Ur, Lagash, Nippur, Umma.
Além disso, a história da Suméria é
marcada por lutas entre essas Cidades-Estados, na tentativa de unificação.
Tais, mantinham
total autonomia política, religiosa, econômica, não estando adstritas a nenhum poder central.
Cada qual era governada por um Sacerdote, representante do povo, auxiliado por um
conselho de ansiãos.
Um grupo de burocratas-sacerdotes exercia a administração, dirigida
principalmente para a construção de grandes obras públicas que visavam o aproveitamento
do potencial dos rios: canais de irrigação e barragens.
Os templos constituíam o principal
centro da atividade econômica, funcionando como verdadeiros bancos.
Emprestavam
sementes aos camponeses e cobravam uma espécie de juro (sibtu) sobre o que emprestavam.
Na base desse sistema existia uma configuração social semelhante à do Antigo Egito, nos
moldes do modo de produção asiático.
Essa forma de governo evoluiu para uma espécie de
autocracia chefiada pelos Patesi, que controlavam as instituições civis e religiosas, além de
comandarem o Exército.
Com o passar do tempo, instituiu-se a hereditariedade também para
esse cargo, fundando-se as primeiras dinastias.
As atividades agro-pastoris ganharam grande impulso com a implantação de um
eficiente sistema de irrigação.
No milênio III antes de Cristo, esse sistema cobria todo o vale
do curso inferior do Tigre e do Eufrates.
Com isso, enquanto as Cidades-Estados lutavam entre si, os Semitas começaram a se
instalar na Mesopotâmia.
Originários do deserto da Arábia, esses povos pastores fundaram
algumas cidades às margens do Rio Tigre.
A mais conhecida era Acad – que deu nome aos
Acádios.
Em tal cidade o Rei, chamado Sargão I, conquistou e unificou todas as cidades
sumérias por volta de 2300 antes de Cristo, criando o primeiro Império Mesopotâmio.
Esse
império se expandiu, chegando a ocupar todo o território compreendido entre o Golfo Pérsico
e o Mar Mediterrâneo.
O Império Acádio, no entanto, durou muito pouco, mas conseguiu assimilar e difundir
a cultura suméria.
Os acádios mantiveram uma organização centralizada e afastaram
sobremaneira a influência dos sacerdotes.
Por volta de 2180 antes de Cristo, os Acádios
foram derrotados pelos Guti, povo de origem asiática procedente das montanhas da Armênia.
Mas a cidade de Ur conseguiu recuperar-se e expulsar os invasores.
Finalmente em 2000
antes de Cristo, outro povo, os Elamitas, pôs fim a independência da Suméria.
Diante disso, com o enfraquecimento das cidades sumérias, criou-se condições para
a ascensão do Império Babilônico.
Um povo de origem semita, os Amoritas, instalou-se na
Mesopotâmia e construiu a cidade de Babilônia, que viria a ser o centro de um poderoso
império.
A extraordinária riqueza e o poder dos Babilônios foram favorecidos pela
localização da cidade, em um dos principais pontos de passagem de caravanas comerciais
vindas da Índia.
O momento de maior esplendor é representado pela figura de Hamurabi,
soberano que ampliou o império através de conquistas territoriais, dominando o Reino de
Mari – Médio Eufrates –, a Assíria – ao norte – e estendendo as fronteiras até o Golfo Pérsico.
O Rei Hamurabi, é lembrado sobretudo como um legislador, responsável pela criação
do primeiro código de leis escritas que se conhece, o Código de Hamurabi.
Foi ainda, um
administrador eficiente e tornou a língua acádia oficial em todo o império.
Por volta de 1600 antes de Cristo, tribos Cassitas, originárias do norte, invadiram e
conquistaram a Babilônia, que já se encontrava enfraquecida pelas revoltas internas e por
outras invasões, como a dos Hititas.
A miscigenação dos povos invasores do norte – Assírios – com as populações de
origem suméria deu origem ao Império Assírio.
Em razão disso, procurando uma saída para
o Golfo Pérsico e para o Mar Mediterrâneo, os Assírios, partindo de Assur e Nínive,
conquistaram a Mesopotâmia, a Síria e o Egito.
A impressionante expansão dos assírios foi
possível graças ao desenvolvimento de novas táticas militares, como a utilização de cavalaria,
das armas de ferro e dos carros de combate.
Os Assírios tiveram o primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e infantaria composta de arqueiros e
lanceiros.
Havia tropas de sapadores especializados na construção de pontes para travessias
difíceis.
Todos eram guerreiros ferozes e impunham sua dominação pelo terror.
O império
Assírio alcançou seu apogeu, no reinado de Assurvanipal (668 até 626 antes de Cristo), que
empreendeu a conquista do Egito e a tomada da cidade de Tebas.
Contudo, o tipo de
dominação imposta pelos assírios provocava constantes revoltas.
Assim, com o auxílio dos
povos conquistados, os Medos, povo oriundo das margens do Mar Cáspio, tomaram Assur e
Nínive em 612 antes de Cristo, pondo fim ao Império Assírio.
Com isso, desaparecido o Império Assírio, voltou-se a impor o domínio Babilônico.
O novo império, construído por Nabopolassar e consolidado por Nabucodonosor, conquistou
praticamente, todo o Oriente Próximo.
Desta forma, empreendendo, diversas ações militares,
Nabucodonosor ocupou a Palestina por duas vezes e tomou Jerusalém em 587 antes de Cristo.
Como conseqüência, milhares de judeus foram levados cativos para a Babilônia.
Para comemorar suas vitórias, Nabucodonosor construiu grandiosas obras públicas.
Uma das mais famosas é a Torre de Babel, com 215 metros de altura.
Contudo, após a morte
de Nabucodonosor, o império começou a entrar em declínio, sendo dominado pelos Persas.
Fábio, quando ía começar a falar sobre os Hebreus, os alunos, já cansados com a aula,
pediram insistentemente ao professor, para que começasse a falar sobre eles em outra
oportunidade.
Fábio então, constatando que estava adiantado com a matéria, aquiesceu com
o pedido, e deixou para comentar sobre o novo ponto na próxima aula.
Os alunos, ao ouvirem isso, ficaram agradecidos.
Também, em menos de cinco minutos soou o sinal avisando sobre o término da aula.
O que para eles, não era motivo de alegria já que, antes do intervalo, teriam ainda,
aula de latim.
Sim, o latim, assim como a matemática, e todas as demais matérias exatas, era o terror
de todos os alunos.
Mas, enfim, tinham que assistir a aludida aula.
Enquanto os alunos do primeiro ano sofriam com o latim, Fábio em outra sala,
explicava aos alunos, a história do povo Hebreu.
Segundo o professor, os Hebreus eram um povo de origem semita, que começou a
deslocar pelo mundo, por volta do II milênio antes de Cristo.
No livro do Gênesis – o começo
– da Bíblia, conta-se com Abraão conduziu seu povo para a terra que lhe fora prometida por
Deus, a terra de Canaã, ou a Palestina.
Historicamente, consta que os Hebreus chegaram à
Palestina por volta do século XVIII antes de Cristo.
Divididos em doze tribos, estabeleceram-se numa região montanhosa, de colinas
áridas e vales, banhado pelo Rio Jordão e pelo Mar Morto.
Viviam sobretudo da agricultura
e do pastoreio, apresentando uma formação social e econômica caracterizada pelo
patriarcado, sendo chefiados por um homem mais velho e mais sábio, denominado, Patriarca.
Dentre esses, figuram Abraão e Isaac.
As secas, nas terras prometidas da Palestina, levaram os judeus a migrar para o Egito,
por volta de 1800 antes de Cristo.
Nessa travessia, foram conduzidos por Jacó, filho de Isaac,
através do Delta do Nilo.
Ou então foram empurrados pelos Hicsos, que avançavam em
direção às planícies do Nilo.
Talvez, tenham simplesmente acompanhado este povo.
Com
isso, denota-se uma controvérsia no que tange esse ponto.
Ademais, os Hicsos, invasores do Egito, permitiram a liberdade dos Hebreus.
Depois
de sua expulsão, entretanto, foram submetidos à escravidão pelos Egípcios.
Conduzidos por
Moisés, os Hebreus deixaram o Estado por volta de 1250 antes de Cristo.
Essa grande viagem pelo deserto do Sinai, narrado no Livro Êxodo (fuga), da Bíblia, durou quarenta anos.
Os
Hebreus tiveram que lutar com persistência para se instalarem na Palestina.
Na luta contra
Cananeus e Filisteus, Josué, o sucessor de Moisés, agrupou as Doze Tribos, distribuindo-lhes
as terras conquistadas.
Contudo, a necessidade de um comando militar único criou a figura
de um juiz, escolhido pelas tribos para comandar a guerra e preservar a crença num único
Deus.
Os juízes mais famosos foram, Gedeão, Jefté e Sansão.
Este último liderou os Hebreus
na vitórias contra os Filisteus.
Após o Êxodo, os hebreus reconquistaram a Palestina,
derrotando os Cananeus e os Filisteus que ali viviam.
Quanto a formação do Estado Hebreu, a unificação das tribos concretizou a formação
deste.
Saul foi seu primeiro rei.
Davi, sucessor de Saul, consolidou o reino dos hebreus, realizando guerras de
conquista e estabelecendo Jerusalém como a capital.
Com a morte de Davi, o trono foi
ocupado por seu filho Salomão, entre os anos de 955 a 935 antes de Cristo.
Nessa época, os
Hebreus realizaram uma grande expansão comercial.
Jerusalém, que funcionava como uma
conexão entre o Egito e a Mesopotâmia, tornou-se uma grande cidade, abrigo de luxuosos
palácios e do Templo de Jeová.
O Rei Salomão ficou conhecido por seu senso de justiça e
pelo fino humor que caracterizava suas decisões.
Após sua morte, as tribos ser recusaram a
obedecer um único rei, procurando retomar o isolamento em tribos.
Por conta disso, a crise política provocou uma divisão entre as tribos (cisma).
A causa
de tal separação se deveu as diferenças sociais e as desigualdades entre as duas regiões
principais da Palestina.
O norte, correspondente ao Reino de Israel, um centro mais
urbanizado e comercialmente desenvolvido.
Ao passo que o sul, correspondente ao Reino de
Judá, dedicava-se à agricultura e ao pastoreio.
Em conseqüência, as tribos do norte se
desviaram do culto de Jeová, permitindo a penetração de divindades estrangeiras onde
predominava a idolatria do deus Baal (de procedência fenícia) e o culto do veado de ouro.
Entrementes, as tribos do sul permaneciam fiéis à religião tradicional e à crença na vinda de
um Messias salvador.
Não obstante isso, uma revolta popular pôs fim à crise, dividindo o Estado Hebreu
em dois reinos, Israel, ao norte, com a capital na Suméria e Judá, e ao sul, com a capital em
Jerusalém.
O Reino de Israel foi invadido e destruído pelos assírios em 722 antes de Cristo,
enquanto que o Reino de Judá, apesar de mais pobre, conseguiu sobreviver até 587 antes de
Cristo, quando Nabucodonosor obrigou o povo Hebreu a viver em cativeiro.
Com isso, os
Hebreus nunca mais conseguiram a independência, pois Canaã passou a ser dominada por
vários povos, entre eles, Persas, Egípcios e Romanos.
Após se revoltarem contra o domínio romano, em 135 depois de Cristo, os Hebreus
foram expulsos da Palestina, espalhando-se pelo mundo.
A diversão desse povo ficou
conhecida como Diáspora.
Quanto a religião, os Hebreus foram o único povo da antigüidade a estabelecer o
monoteísmo.
Seu Deus não podia ser representado por estátuas e até seu nome, Jeová, não
devia ser pronunciado. A religião desse povo, que mais tarde, passaria a influenciar o
islamismo e o cristianismo, ensinava que Deus fez uma aliança com o povo de Israel em troca
de obediência aos Dez Mandamentos, ou Decálogo, gravados nas Tábuas da Lei, depositadas
em uma caixa de madeira, conhecida como a Arca da Aliança.
Além disso, todos os
ensinamentos que o povo devia obedecer estavam contidos na Bíblia, Antigo Testamento,
livro cujas narrativas históricas e profecias, foi uma grande contribuição da cultura hebréia
ao mundo ocidental.
Por fim, ao perceber que o término da aula se aproximava, deu por encerrada a aula,
liberando seus alunos para o intervalo.
Após, ministrou suas últimas aulas.
Por fim, a manhã de aula se encerrava.
Com isso, Fábio pegou seus pertences e se dirigiu até a sala dos professores.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
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