Poesias

terça-feira, 23 de junho de 2020

COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 47

CAPÍTULO 47

Em contraste com a bela visão da cidade de Manaus, as palafitas davam a exata dimensão da diversidade do Brasil.
Sim por que em passeio pela cidade, visitaram belas construções, entre elas o Teatro Amazonas, construída com materiais europeus – entre eles marfim e jacarandá –, cartão de visitas do lugar.
Avistá-lo defronte ao imponente chafariz, feito com grandiosas esculturas, o famoso teatro, era a síntese do ciclo da borracha no início do século XX.
Além disso, a famosa cidade, é internacionalmente conhecida como um entreposto comercial, sobretudo em virtude da criação da Zona Franca de Manaus, onde muitos equipamentos eletrônicos são produzidos.
A cidade também conta ainda, com outras belíssimas edificações, como a Matriz de São Sebastião – uma belíssima igreja – e o Monumento à Abertura dos Portos ao Comércio Mundial, defronte a construção.
Envolto em escadas, o monumento embeleza ainda mais a igreja, que rústica, contrasta com a imponência do mesmo.
Ao longe, avistaram a Refinaria de Petróleo da Amazônia, um importante posto de trabalho na região.
Já no setor comercial da cidade, conheceram também, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, uma igualmente bela construção da cidade.
Visitaram também o Mercado Municipal, o Museu Indígena Salesiano, entre outros pontos turísticos para depois se aventurarem em outras regiões deste magnífico estado.
No tocante a isso, cumpre salientar, que antes de aportarem por cá, os cincos turistas haviam passado antes pelo Porto Fluvial de Manaus e embarcado num dos famosos barcos – as Gaiolas –, da região, repletos de rede e turistas, tudo para poderem chegar naquela pequena vila.
Encantados com o magnetismo do lugar, ficaram admirados com o festival de cores que as redes promoviam para seus olhos, bem como a criatividade dos manauaras para se acomodarem em pequenos espaços.
Era realmente incrível.
No entanto, a viagem ainda não havia acabado.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.

Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário