A Estação São Bernardo serviu, a princípio, à sede da Freguesia de São Bernardo,
hoje centro de São Bernardo do Campo, a oito quilômetros de distância.
A Freguesia de São Bernardo abrangia, praticamente, toda a área do atual ABC, e
sempre teve sua sede junto ao velho Caminho do Mar, depois Estrada do Vergueiro e hoje
Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.
A Freguesia foi criada em 1812, sendo elevada a município autônomo em 12 de
março de 1889, sempre abrangendo toda a região do ABC.
A denominação Santo André, em alusão à antiga e desaparecida Vila de Santo André
da Borda do Campo, foi retomada apenas em 1910, com a criação do Distrito de Santo
André, instalado em 18 de Abril de 1911 no então denominado Bairro da Estação, hoje
centro de Santo André.
O Bairro da Estação, à época da criação do Distrito de Santo André, já se destacava
como o principal polo de industrialização do Município de São Bernardo.
Atraía, ao mesmo
tempo, fábricas de várias modalidades, e um operariado vindo basicamente do interior do
Estado.
Também atraía muitos moradores da Vila de São Bernardo, em sua maioria italianos,
interessados em melhores condições de trabalho no parque fabril que se formava.
A proximidade com a Estação Ferroviária, as terras planas ao longo do Vale do
Tamanduateí, os estímulos fiscais, a facilidades de comunicação com a Baixada Santista e a
Capital, foram alguns dos fatores que podem explicar o rápido crescimento do parque
industrial de Santo André.
Em poucos anos, Santo André passou a ser a maior força econômica da região,
seguido por São Caetano (também servido por uma Estação Ferroviária), e só depois pela
Vila de São Bernardo, sede do Município.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Texto extraído de matéria jornalísticas publicadas no Jornal Diário do Grande ABC, coluna do memorialista Ademir Médici, site da Prefeitura de Santo André e internet.
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