CAPÍTULO 19
Já o Ossonhe, relatou o pescador, era um orixá que correspondia ao Caipora indígena, unipedal, zombeteiro.
Ossonhe era um outro orixá e correspondia ao Caipora, que só tinha uma perna.
O africano nutria a mesma crença do indígena, neste particular.13
“O Caapora, vulgarmente Caipora, veste as feições de um índio, anão de estatura, com as armas proporcionais ao seu tamanho, habita o tronco das árvores carcomidas, para onde atrai os meninos que encontra desgarrados nas florestas.
Outras vezes divagam sobre um tapir, ou governam uma vara de infinitos caititus, cavalgando o maior deles.
Os vaga-lumes são os seus batedores; é tão forte o seu condão que o índio que por desgraça o avistasse, era mal sucedido em todos os seus passos.
Daqui vem chamar-se caipora ao homem a quem tudo sai ao revés”14
“O gênio da mata que transmite a infelicidade de quem o vê.”15
Por esta razão se alude ao orixá, dando a entender que, adotando o mito do Caipora, o Caipoi na gíria do negro, o afro-baiano supersticiosamente crê que o espírito da floresta, é portador de má morte. Chama-lhe Ossonhe, que deve ser uma falsa audição de Oxonhe ou Oxonhê.
O verdadeiro nome do gênio é Eberê; os iorubanos conhecem o mito, o egbére, o gênio maléfico, espécie de anãozinho que vaga à noite nas matas.
Oçonhe, ou antes Oxonhe, um nome complementar, preferido dos afro-baianos do iorubano, óshónu, iyé, o enfermo ou aleijado da vida.16
13 Manuel Querino escreveu (Costumes Africanos no Brasil, 48)
14 Gonçalves Dias, Obras Póstumas, vol. VI, 130.
15 Jacques Raimundo (O Negro Brasileiro, 158-159).
16 Querino (Raça Africana). (Artur Ramos, Negro Brasileiro, 124).
DICIONÁRIO:
unipedal - adjetivo de dois gêneros. 1. relativo a um só pé. 2. que tem um só pé; unípede.
tapir - substantivo masculinoMASTOZOOLOGIA•MAMÍFERO - design. comum aos mamíferos da fam. dos tapirídeos, de corpo pesado, membros curtos, os anteriores dotados de quatro dedos e os posteriores de três, todos terminados em pequenos cascos, cauda muito curta e focinho longo e flexível. m.q. ANTA ( Tapirus terrestris ).
Significado de Caititu - substantivo masculino Mamífero paquiderme, espécie de porco do mato, também chamado queixada. Cilindro do aparelho de ralar mandioca.
caipora - substantivo de dois gêneros BRASILEIRISMO•BRASIL 1. entidade fantástica da mitologia tupi, muito difundida na crença popular, talvez derivada da crença no curupira, do qual seria uma variante, e que é associada às matas e florestas e aos animais de caça, dele se dizendo que aterroriza as pessoas e é capaz de trazer má sorte e mesmo causar a morte; caapora. 2. adjetivo e substantivo de dois gêneros - diz-se de ou pessoa que, involuntariamente e apenas por sua presença ou proximidade, traz ou causa azar a outra.
Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário