Poesias

domingo, 24 de maio de 2020

COISAS DO BRASIL - PARTE 1 – A REGIÃO NORDESTE CAPÍTULO 22

CAPÍTULO 22 

Com isso, encerrando mais uma história, o hábil pescador passou a comentar sobre as Lendas da Mandioca.
Entre os indígenas parecis, conta-se a lenda da origem da mandioca.21
Zatiamare e sua mulher, Kôkôtêrô, tiveram um casal de filhos: um menino, Zôkôôiê e uma menina, Atiôlô.
O pai amava o filho e desprezava a filha.
Se ela o chamava, ele só respondia por meio de assobios, nunca lhe dirigia a palavra.
Desgostosa, Atiôlô pediu a sua mãe que a enterrasse viva, visto que assim, seria útil aos seus.
Depois de longa resistência ao estranho desejo, Kôkôtêrô acabou cedendo aos rogos da filha e a enterrou no meio do cerrado.
Porém ali não pôde resistir por causa do calor, e rogou que a levassem para o campo, onde também não se sentiu bem.
Mais uma vez suplicou a Kôkôtêrô que a mudasse para outra cova, esta última aberta na mata, aí sentiu-se à vontade.
Pediu, então, à sua mãe que se retirasse, recomendando-lhe que não volvesse os olhos quando ela gritasse.
Depois de muito tempo gritou.
Kôkôtêrô voltou-se rapidamente.
Viu, no lugar onde enterrara a filha, um arbusto mui alto, que logo se tornou rasteiro assim que se aproximou.
Tratou da sepultura.
Limpou o solo.
E a plantinha foi-se mostrando cada vez mais viçosa.
Mais tarde, Kôkôtêrô arrancou do solo a raiz da planta: era a mandioca.22
Ao ouvirem isso, as crianças que permaneciam ouvindo as histórias do pescadores, ficaram encantadas.
Ele então, retomando o assunto, revelou que havia outras lendas que tentavam explicar a origem da mandioca.
Assim prosseguiu em sua narrativa.
Numa lenda dos bacairis, o veado salvou o peixe bagadu (Practocephalus) e este presenteou-o com mudas da mandioca que possuía no fundo do rio.
O veado plantou e comia sozinho com a família.
Keri, o herói dos bacairis, conseguiu tomar a mandioca e dividiu-a entre as mulheres indígenas.23
A cultura da mandioca, fixou o indígena nas áreas geográficas de sua produção e possibilitou a colonização do Brasil pela adaptação do estrangeiro a essa alimentação.
As lendas mostram a etiologia sagrada, nascida de um corpo humano em sacrifício consciente.24

21 Lenda originária do Mato Grosso.
22 (Clemente Brandenburger, Lendas dos Nossos Índios, 34-35). 23 (Karl von den Steinem, Entre os Aborígenes do Brasil Central, 487-488).
24 Dicionário do Folclore Brasileiro / Câmara Cascudo. - Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A. sem data.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil. 

Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte. 

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