Poesias

domingo, 24 de maio de 2020

COISAS DO BRASIL - PARTE 1 – A REGIÃO NORDESTE CAPÍTULO 30

CAPÍTULO 30

Por fim, falou sobre a origem do Labatut.
Era um monstro com forma humana, antropófago, que vivia na região de fronteira do Ceará com Rio Grande do Norte, especialmente no chapadão do Apodi.
O Labatut é um bicho pior que o Lobisomem, pior que a Burrinha, e pior que a Caipora, e mais terrível que o Cão Coxo.
Ele morava, como diziam os velhos, no fim do mundo, e todas as noites percorria as cidades, para saciar a fome, porque ele vivia eternamente esfaimado.
Andava a pé: os pés são redondos, as mãos compridas, os cabelos longos e assanhados, corpo cabeludo, como o porco-espinho, só tinha um olho na testa, como os cíclopes da fábula, e os dentes eram como as presas do elefante.
Ele gostava mais dos meninos, porque eram menos duros que os adultos.
Ao sair da lua, ele, que andava ligeiro, entrava pelas ruas, num trote estugado, parando às portas, para ouvir quem falava, quem cantava, quem assobiava e quem ressonava alto e... trás!
Devorava!...
Os cães davam sinal, latindo-lhe atrás!
O nome do monstro era uma reminiscência das violências e brutalidades do General Pedro Labatut, que esteve no Ceará, de junho de 1832 à abril de 1833, reprimindo a Insurreição de Joaquim Pinto Madeira, que se rendeu, com 1690 homens em armas.
Labatut, oficial do Imperador Napoleão, companheiro de Simão Bolívar, arrebatado, atrabiliário, valente, faleceu Marechal-de-Campo do Exército Brasileiro, em 24 de setembro de 1849, na Bahia.
A forma monstruosa é comum na espécie fantástica, atuando sob o nome de Labatut apenas na região citada.

atrabiliário - adjetivo 1. referente a atrabílis; atrabilioso. 2. adjetivo substantivo masculino, diz-se de ou indivíduo em que supostamente predomina a atrabílis; melancólico.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil. 

Luciana Celestino dos Santos 
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário