Poesias

sexta-feira, 10 de julho de 2020

COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 72

CAPÍTULO 72 

Falaram da Cuca.
Ao descrevê-la disseram que não tem características físicas definidas 64.
Sabe-se porém, que leva os infantes insones para um sítio distante e misterioso, onde deverão ser devorados ou fazer parte em alguma magia qualquer.

64 (Apesar de Monteiro Lobato, grande escritor Brasileiro, imaginá-lo como sendo um grande jacaré verde com as costas coloridas em vários tons, e com uma cabeleira branca enorme que lhe cai até próximo do início da longa cauda).

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 71

CAPÍTULO 71 

Ao falarem dos Coniapayaras - "Mulheres senhoras de si", "mulheres soberanas".
Comentaram que esta era a denominação Tupi para às Amazonas.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 70

CAPÍTULO 70

E assim, ao terminarem de contar a história da mãe criada, passaram a contar, as seguintes lendas:
Sobre Coroaci, o deus Sol para os Tupis ou os Nheengatus.
Os pescadores contaram que o nome significa "Mãe deste dia".

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 69

CAPÍTULO 69

Após, comentaram sobre a ‘Lenda do Ci’.
Primeiramente, de acordo com as crenças indígenas, tudo e todos possuem uma mãe.
Esta seria Ci.
Homens, minerais, plantas, animais, água, terra, fogo e ar... tudo.
Nasciam e eram protegidos por uma respectiva Ci, mãe criadora.
Esta mãe gerou, modelou, criou, regulamentou, governa e em muitos casos alimenta permanentemente seus filhos, sem nenhuma necessidade do elemento masculino.
Assim, enquanto a maioria dos povos cultuam um pai, um ser masculino, o macho, o índio brasileiro, porém, considera apenas a fêmea - Ci.
O sono, a chuva, o verme, o sorriso, a fonte, a canoa - tudo tem mãe e todo indígena sabe quem é a mãe de cada coisa.
Jamais fala do pai eventual das mesmas coisas.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
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COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 68

CAPÍTULO 68 

Depois, os índios passaram a contar sobre a ‘Lenda do Caipora’.
Caipora, é um dos gênios da floresta na mitologia tupi.
É representado como um pequeno índio, negro, ágil, que fuma cachimbo e reina sobre tudo o que existe na mata.
Quem o encontra fica infeliz nos negócios e em tudo o que empreende.
Esta criatura, tem a cabeleira hirta 62 e olhos de brasa.
Cavalga porco ou caititu 63 e agitando um galho de japecanga.
Pode ser um caboclinho da mata, com poderes encantadores e rastro redondo e um olho só no meio da testa.
O Caipora, através do contato do focinho do porco que cavalga, da vara de ferrão, do galho de japecanga ou de uma simples ordem verbal, pode ressuscitar os animais, mortos sem sua permissão, apavorando assim os caçadores.
Os indígenas e também os sertanejos defendiam-se andando com um tição flamejante durante as jornadas noturnas.
O Caipora foge instintivamente da claridade.
É um gênio da floresta quase igual ao Curupira e ao Saci Pererê.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
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62 No estado do Ceará. (N. do Webmaster: "Hirta", ereta).
63 (N. do Webmaster: "Caititu", porco do mato, espécie de javali).

DICIONÁRIO:

hirto
hir.toˈirtu
adjetivo
1. retesado
2. teso, inteiriçado, rígido
3. eriçado, hirsuto
4. imóvel

Que está imóvel, parado: Seu braço, hirto, pendia sem ação. Diz-se de pelo ou cabelo crespo, hirsuto.

caititu
substantivo masculino BRASILEIRISMO•BRASIL
1. MASTOZOOLOGIA•MAMÍFERO
mamífero artiodátilo da fam. dos taiaçuídeos ( Tayassu tajacu ), diurno e florestal, encontrado dos E.U.A. ao Norte da Argentina, com cerca de 90 cm de comprimento e pelagem cinza-escura com uma faixa branca no pescoço, em forma de colar; catete, cateto, pecari, porco-do-mato, taititu, tateto.
2. peça principal dos aparelhos de ralar mandioca ou outros produtos, formada por um cilindro com serrilhas metálicas; rodete.

japecanga
Aprenda a pronunciar
substantivo femininoANGIOSPERMAS
design. comum a plantas do gên. Herreria, da fam. das asparagáceas, e do gên. Smilax, da fam. das esmilacáceas.
erva ( Herreria salsaparrilha ) com raízes espessas, caules cilíndricos, lenhosos, com pequenos espinhos, folhas lanceoladas, em rosetas espaçadas, pequenas flores esverdeadas, em racemos, e cápsulas com sementes aladas, nativa do Brasil (BA, MG, SP e MS ) e cultivada pelo extrato das raízes, us. como sudorífero, depurativo e antissifilítico; jarrilho, salsa, salsa-americana, salsaparrilha, zarza.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
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COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 67

CAPÍTULO 67

Foi assim que um deles passou a falar do ‘Cabeça de Cuia’.
Cabeça de Cuia, é um ser alto, magro, de cabeleira farta que lhe cai sobre a testa e que sacode quando nada nos rios de outras regiões.61
Faz suas viagens durante as enchentes do Rio Paraíba.
De sete em sete anos, sai a procura de uma moça, que tem que se chamar Maria.
Às vezes, porém, devora crianças que estejam nadando no rio.
Cabeça de Cuia era um rapaz que não obedecia sua mãe e a maltratava.
Por isso mesmo, terminou por deixar a casa da família.
Sofreu, então, uma maldição da mãe e foi condenado a viver durante quarenta e nove anos nas águas do rio Paraíba.
Somente depois de devorar sete Marias é que poderá voltar ao seu estado normal.
A lenda diz que sua mãe viverá, enquanto ele estiver nas águas do rio.

61 Lenda da região do Maranhão e do Piauí.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
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COISAS DO BRASIL PARTE 2 – REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE - CAPÍTULO 66

CAPÍTULO 66

 Ao ouvir a narrativa até o fim, Lúcio comentou:
-- Curioso! Esta lenda faz lembra um pouco a história das múmias.
Ao ouvirem as palavras do rapaz, os pescadores ficaram alvoroçados.
E assim, o rapaz explicou:
-- As múmias são os corpos conservados das pessoas que morriam no Egito, no continente africano.
Como os moradores continuavam espantados, só restou a Flávio, completar:
-- As múmias são os corpos de pessoas mortas, conservados. Assim, pode se passar muitos anos, talvez até milhares, e os corpos continuam inteiros. Não sofrem decomposição. Ou seja, não apodrecem, ficam quase iguais ao que eram quando a pessoa morreu.
Os pescadores, assombrados com essa possibilidade, comentaram entre si:
-- Impressionante!
Depois houve um profundo silêncio.
Por fim, um dos pescadores finalmente perguntou:
-- E a quanto tempo eles fazem isso?
-- Faziam. – respondeu Flávio. – Há milhares de anos atrás, ou seja, há muito tempo, essa civilização acreditava que conservando os corpos de seus mortos, conservavam também a alma. É complicado falar nisso, por que a crença deles é bem diferente da de vocês.
Os pescadores concordaram.
E assim, embora impressionados com a novidade comentada pelos turistas, os pescadores continuaram a contar suas lendas.

Texto retirado de artigos da internet sobre o folclore brasileiro, e de guias de viagens sobre o Brasil.
Luciana Celestino dos Santos
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